Enquanto os países industrializados produzem muito mais comida do que consomem, muitos dos que vivem ao sul do planeta lutam contra a subnutrição. Para tentar partir da realidade desse dilema e atacar os dois lados do problema, a UNICEF criou o programa Kid Power, a fim de diminuir a situação de obesidade infantil nos EUA ao mesmo tempo em que enfrenta a falta de alimento em países mais pobre.
Essencialmente o programa oferece relógios medidores de queima de calorias para crianças acima do peso, chamados de Kid Power Bands, e envia o número equivalente para crianças subnutridas. Os alimentos enviados são proteínas de amendoim, vitaminas e outros preparados que podem salvar a vida de tais crianças.
Atualmente, a UNICEF só consegue ajudar parte das crianças sofrendo de subnutrição aguda – a ideia do programa é também elevar tais fundos, através da venda dos Kid Power Bands e de doações.
Segundo os mais importantes centros de pesquisa do mundo, custaria somente 0.3% dos orçamentos mundiais anuais para acabar com a fome por volta de 2030.